Perguntas freqüentes sobre:

Métodos            Camisinha            Pílulas            Doenças

Métodos

Os métodos podem proporcionar algum risco ao paciente?
O que deve ficar sempre muito claro para quem quer se beneficiar de anticoncepcionais é que alguns métodos não conferem proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Nenhum dos métodos hormonais nem os chamados métodos naturais são indicados na prevenção dessas doenças. Entre os métodos de barreira, só os preservativos masculinos e femininos têm eficácia comprovada.

Existe idade mínima ou máxima para a utilização desses métodos?
A idade mínima para o início da anticoncepção não está completamente estabelecida. Porém, toda a adolescente que está pensando em iniciar sua vida sexual deve ser encaminhada a um ginecologista para decidir a forma de anticoncepção adequada para o seu caso. Mesmo as meninas que ainda não menstruaram correm o risco de engravidar. Na época que antecede a menopausa, os ciclos menstruais começam a se tornar irregulares. Mesmo nesta época ainda há chances de se iniciar uma gestação. A anticoncepção, se desejada, deve ser acompanhada por um ginecologista durante este período.

topo

Camisinha

Se forem usadas duas camisinhas juntas, tem uma melhor proteção?
Não, muito pelo contrário, quando são usadas duas camisinhas juntas a proteção diminui, pois o atrito de uma camisinha com a outra pode acabar estourando as duas. Portanto, o mais seguro é utilizar apenas uma camisinha, a masculina ou a feminina, colocada da maneira correta.

Existe diferença entre a camisinha distribuída no posto de saúde e as compradas em farmácias?
Sim, diferença de marca. Mas, o importante é a qualidade. As camisinhas distribuídas pelos serviços de saúde são de boa qualidade. O importante para a camisinha ser de boa qualidade é não estar vencida, ter o carimbo do INMETRO e não estar com o pacote furado.

Pode acontecer da camisinha ficar dentro da mulher?
Pode, a camisinha pode escorregar e ficar dentro da vagina da mulher. Isso acontece quando o homem não usa a camisinha de forma correta, não retirando o pênis de dentro da mulher imediatamente após a ejaculação, e o pênis fica mole, quando não desenrola a camisinha corretamente e ela sai durante a relação sexual ou quando para retirar o pênis não segura as bordas da camisinha. Se isso acontecer, tem que introduzir 1 ou 2 dedos na vagina e retirar a camisinha com cuidado. Essa situação aumenta o risco de uma gravidez não planejada e de contaminação por DST/HIV-AIDS. Procurar um serviço de saúde sempre é legal para receber as orientações necessárias!

Quando devo colocar a camisinha?
Desde o início da transa, ou seja, quando começa a haver contato entre o pênis e a vagina (ou o ânus). Isso é fundamental tanto para se evitar a gravidez quanto a transmissão de doenças.

A mesma camisinha não pode ser utilizada mais de uma vez?
Não. A camisinha foi feita para usar e jogar fora. E nem pense em lavar e usar de novo - a lavagem prejudica a resistência do latex.

Por que as camisinhas estouram?
Em geral, por mau uso: ou são colocadas do avesso, ou estão cheias de ar, ou a lubrificação é insuficiente. Evidentemente, também é preciso prestar atenção ao selo de qualidade do Inmetro e à data de validade.

Existe risco de gravidez e contágio de Aids, mesmo usando a camisinha?
A camisinha é a melhor forma de proteção. Seu uso correto evita a transmissão do vírus da Aids, das DSTs e da gravidez. Mesmo assim, existe um pequeno risco. Ela é considerada segura em 95% das vezes, pois há a possibilidade de que ela arrebente durante a transa, ou que seja colocada tarde demais, etc.

O que fazer se a camisinha estourar?
Interromper a relação, lavar a vagina e o pênis com água corrente e sabão e, só então, prosseguir a relação sexual com outra camisinha. No dia seguinte, o casal deve procurar o médico para escolher algum anti-concepcional de emergência (como a pílula do dia seguinte), se houver necessidade. Por precaução, é bom fazer o exame de Aids três meses depois.

Camisinha dá alergia?
Cerca de 1% das pessoas tem alergia ao látex (borracha utilizada na fabricação das camisinhas). Outros 1% tem alergia às substâncias químicas (espermicidas e lubrificantes) que existem em alguns tipos de preservativos. Quem notar qualquer alteração com o uso da camisinha, deve experimentar aquelas sem nenhum tipo de espermicida ou lubrificante ou então a camisinha feminina.

topo

Pílulas

Se a mulher toma a anticoncepção de emergência e já houve a fecundação, o que pode acontecer? Ela pode abortar ou ter complicações na gravidez por causa disto?
Quando a anticoncepção de emergência é tomada depois de ter ocorrido a fecundação, ela não terá mais efeito algum, pois não há mais como impedir a ovulação e a fecundação que já ocorreram. Ela também não é abortiva e nem trará nenhuma complicação na gravidez.

A anticoncepção de emergência deve ser tomada até quanto tempo depois da relação sexual?
A anticoncepção de emergência só tem efeito até 72 horas (3 dias) após a relação sexual, sendo que quanto mais cedo ela for utilizada, maior será sua eficácia. Se tomada depois do prazo de 72 horas (3 dias), ela não servirá mais para nada.

É verdade que depois de usar a pílula por muito tempo, as mulheres não podem mais ter filhos?
Não, logo que a mulher parar de tomar a pílula, ela voltará a ovular normalmente e poderá engravidar normalmente. A pílula não deixa nenhuma mulher estéril, não importando o tempo de utilização. Tais coisas ditas sobre a pílula, como que a mulher tem que dar uma pausa para o corpo descansar após algum tempo de utilização, que depois ela vai ficar estéril ou vai ficar mais fértil, são puro mito, nada disso é verdade.

topo

Doenças

A Gonorréia é uma doença perigosa?
A Gonorréia se não tratada ela pode gerar abortos espontâneos, parto prematuro, infertilidade, meningite, miocardite, gravidez ectópica (o feto fica fora do útero), entre outras.

O que é herpes genital?
O herpes genital é uma das DST mais comuns. O contágio se dá nas relações sexuais desprotegidas (quando não se usa a camisinha). O herpes começa com uma coceira, seguida de ardor nos órgãos genitais; depois aparecem pequenas bolhas, que estouram e se transformam em feridinhas, que doem bastante e demoram de 10 a 15 dias para desaparecerem sozinhas. Somem e, depois de algum um tempo, que varia de pessoa para pessoa, voltam novamente, principalmente se a pessoa passar por um desgaste emocional ou físico, dormindo pouco, se expondo muito ao sol, se alimentando de forma inadequada. Ainda não existe um medicamento capaz de curar o herpes.

O que é cancro duro?
Cancro duro é a primeira fase da sífilis, é a ferida que aparece nos órgãos genitais de 10 a 30 dias depois do contágio (pelo contato sexual). A ferida da sífilis não dói, não coça, não arde e às vezes pode aparecer também dentro da boca por causa do sexo oral (é como uma afta que não dói). Essa ferida desaparece sozinha depois de aproximadamente 10 dias, mas a doença continua a progredir e continua sendo transmitida.

Como identificar a Candidíase ?
A principal característica da candidíase é a coceira na região genital, em geral acompanhada de vermelhidão, inchaço e, eventualmente, de pequenas bolhas.

É possível pegar o vírus da Aids por meio de sexo oral?
A maioria dos médicos acredita que sim, mas com risco bem menor do que no sexo anal ou vaginal. É preciso que o esperma ou secreções vaginais contaminadas entrem em contato com cortes ou outros ferimentos na boca para que o vírus se misture com o sangue. Na dúvida, use camisinha em todas as relações sexuais.

E beijando?
A chance é praticamente igual a zero. A concentração do vírus HIV na saliva é mínima, e só há alguma chance de contaminação se a boca estiver com algum tipo de sangramento. Até hoje, só foi registrado um caso de em que se acredita que a contaminação ocorreu com um beijo.

Em que lugares do organismo fica hospedado o vírus HIV?
Esse vírus foi isolado em numerosos fluidos do organismo (sangue, sêmen, secreções vaginais, leite materno, saliva, lágrimas). Para que ocorra o contágio, deve existir suficiente concentração de vírus HIV em alguns deles. A concentração de vírus HIV existente na saliva e nas lágrimas é insuficiente para contaminar outra pessoa.

O que é Cancro Mole? Quais são os sintomas?
É uma infecção genital provocada por uma bactéria chamada Haemophilus ducrey , conhecida popularmente como cavalo. Tanto para o homem como para a mulher, aparece em forma de ferida(s) com pus, geralmente dolorosa(s) nos órgãos genitais (pênis, vulva e/ou ânus). Podem também surgir caroços ou ínguas dolorosas na virilha. Ao contrário da sífilis, sem tratamento não desaparecem espontaneamente piorando progressivamente. E mais comum no sexo masculino.

topo