COMO COMPACTAR E DESCOMPACTAR EM ZIP

 

COMO USAR O WINZIP 95

 

  1. INSTALAÇÃO

 

Há um programa chamado "Winzip95" (692 Kbytes) , ou seja, Zip para Windows 95, que possibilita a compactação e descompactação de arquivos no formato Zip. Atualmente está na versão 7.0 (em testes). As instruções abaixo são válidas para a versão 6.3.

Você pode comprá-lo ou senão gravá-lo gratuitamente para o seu computador pela Internet no seguinte endereço:

http://www.winzip.com

 

A instalação é muito fácil.

 Como fazê-la? Dê dois cliques no ícone do "winzip95. Clique em SETUP. Em seguida Ok. Continue clicando em "next". Clique em "Yes". Assinale "Start with the winzip wizard". Clique "next". Clique "Next" novamente. Novamente "Next" e finalmente "Close".

 

2. COMO COMPACTAR E DESCOMPACTAR

 

Há três formas para compactar e quatro formas para descompactar

 

  1. PARA COMPACTAR

 

2.1.1 PRIMEIRA FORMA

 

A) Compactando a partir de arquivos ou conjunto de arquivos

 

Abra o programa Winzip através de um atalho colocado do menu "iniciar" chamado "Winzip". Clique em "I Agree". Dê um clique em "Winzip Classic". Na barra de ferramentas clique em "new" ou clique em "file" e logo em seguida em "new archive". Aparecerá a tela chamada "new archive". Onde está escrito "create in" escolha através de um clique com o botão esquerdo do mouse a pasta onde você quer colocar o arquivo compactado (se preferir pode criar uma nova pasta dentro de alguma pasta escolhida clicando em "new"). Onde está escrito "nome do arquivo" coloque um nome qualquer para o arquivo ou conjunto de arquivos a serem compactados. Clique em "OK". Retorna-se com este clique à tela principal do "Winzip Classic". Na barra de ferramentas clique em "Add". Abrir-se-á a tela de nome "Add". Onde está escrito "add from" encontre a pasta onde está o arquivo ou os arquivos que serão compactados através de um clique com o botão esquerdo do mouse na setinha. Os arquivos são exibidos em uma tela. Se quiser compactar um único arquivo, dê um clique com o botão esquerdo do mouse em cima deste arquivo. O nome deste aparecerá no espaço denominado "nome do arquivo". Clique em "Add". O arquivo compactado aparecerá na tela principal do "Winzip" confirmando a compactação. Se quiser compactar vários arquivos de uma pasta, mantenha a tecla "ctrl" apertada, clique com o botão esquerdo do mouse em cada um dos arquivos desejados e siga o mesmo processo já descrito anteriormente.

 

B) Compactando a partir de pastas

 

Segue-se o mesmo processo descrito no item anterior até a abertura da tela "add", observando que nesta tela, embaixo, do lado direito, onde está escrito "folders", o quadradinho "recurse folders" tem que estar assinalado (ele é assinalado automaticamente quando se instala o "Winzip95"). Se não tiver, clique em cima dele com o botão esquerdo do mouse. Isto possibilitará a compactação de pastas e subpastas (ou em outros termos, de diretórios e subdiretórios). Clique agora na setinha do "add from". Após ter encontrado a pasta que se deseja compactar (com todos os seus arquivos, pastas e subpastas, ou diretórios e subdiretórios) dê um clique com o botão esquerdo do mouse em cima da barra cinza onde se lê estas palavras: "add with wildcards". Pronto! Todos os arquivos da pasta aparecerão compactados na tela principal do "Winzip95" confirmando a compactação.

 

2.1.2 SEGUNDA FORMA

 

A) Compactando a partir de pastas

 

A título de exemplo vamos compactar os arquivos de uma pasta X (ela pode conter outras pastas).

Clique com o botão direito do mouse em cima desta pasta. Aparecerão vários itens. Agora sempre com o botão esquerdo do mouse clique no item "add to Zip". O programa Winzip se abrirá. Clique em "I Agree". Aparecerá uma tela. Clique em "new".(*) Aparecerá outra tela chamada "New archive". Onde está escrito "create in" escolha a pasta onde você quer colocar o arquivo compactado através de um clique com o botão esquerdo do mouse na setinha ( se preferir pode criar outra pasta clicando em "new") Onde está escrito "nome do arquivo" invente um nome. Por exemplo: TESTE. Este será o nome do conjunto de arquivos compactados. Em seguida clique em OK. Aparecerá outra tela intitulada "add". Lembre-se que nesta tela em baixo, onde se lê "folders", o quadradinho "recurse folders" tem que estar assinalado (ele é assinalado automaticamente quando se instala o "Winzip95"). Se não tiver, clique nele com o botão esquerdo do mouse, possibilitando assim a compactação de pastas ou subpastas(ou em outros termos, de diretórios e subdiretórios). Agora clique na tecla cinza onde se lê "add". Os diversos arquivos compactados aparecerão com os seus nomes na tela principal do "Winzip95". Pronto! Pode fechar o programa. Dê um clique em cima da pasta onde se colocou os arquivos compactados . Lá estará o conjunto de arquivos compactados com o ícone do "Winzip" acima do nome.

 

B) Compactando a partir de um arquivo ou arquivos

 

Você pode compactar a partir de um arquivo ou conjunto de arquivos diretamente. No caso de um único arquivo clique nele com o botão direito do mouse e obedeça ao mesmo processo já descrito no item 1. No caso de mais de um arquivo clique em cada um deles com o botão esquerdo do mouse mantendo a tecla "ctrl" apertada. Assinalados todos os arquivos, clique em cima de qualquer um deles com o botão direito do mouse, e siga o processo do item 2.1.2, sub-item A, a partir de (*)

 

2.1.3 TERCEIRA FORMA

 

Outra forma de compactar é a seguinte: abra o programa "Winzip" através do atalho no menu "iniciar" chamado "Winzip". Clique em "I Agree". Depois em "Winzip Classic". Arraste a pasta, o arquivo ou arquivos que você quer compactar para dentro do "Winzip Classic". Aparecerá a tela "new". Siga o processo já descrito no item 2.1.2, sub-item A , a partir de (*)

 

2.2 PARA DESCOMPACTAR

 

2.2.1 PRIMEIRA FORMA

 

Abra o programa "Winzip" através do atalho colocado no menu "iniciar" chamado "Winzip". Clique em "I Agree". Dê um clique em "Winzip Classic". Na barra de ferramentas clique em "open". Onde está escrito "examinar " procure, clicando na seta, a pasta que contém o arquivo ou conjunto de arquivos compactados em zip. Achado este, dê um clique em cima dele com o botão esquerdo do mouse e logo em seguida outro clique em "abrir"( ou se preferir dê dois cliques em cima dele). Este aparecerá na tela principal do "Winzip Classic". Na barra de ferramentas clique em "extract". (*) Aparecerá a tela denominada "extract". Onde se lê "folders/drives" escolha, através de um clique com o botão esquerdo do mouse, a pasta onde vai ser colocado o arquivo ou conjunto de arquivos descompactados. Clique em "extract". Pronto! A descompactação será confirmada com o fato de o arquivo ou conjunto de arquivos aparecerem na tela principal do "Winzip Classic".

 

2.2.2 SEGUNDA FORMA

 

Clique em cima do arquivo compactado em zip com o botão direito do mouse. Aparecerão vários itens. Agora sempre com o botão esquerdo do mouse clique em "extract to", depois em "I Agree". Aparecerá a tela "Extract". Onde está escrito "Folders/Drives" escolha a pasta onde você quer descompactar os arquivos. Clique em cima do nome desta e em seguida clique em "extract". Os arquivos descompactados aparecerão em uma outra tela. Feche-a e dê um clique na pasta para onde você enviou os arquivos compactados . Observe que os arquivos agora estão no tamanho normal.

 

2.2.3 TERCEIRA FORMA

 

Outra forma de descompactar é a seguinte: sempre com o botão esquerdo do mouse abra o programa Winzip, clique em "I Agree". Depois em "Winzip Classic". Agora clique na pasta que contém o arquivo ou conjunto de arquivos compactados. Arraste-o com o botão esquerdo do mouse para dentro do Winzip. Clique em "extract" e siga o processo já descrito no item 2.2.1, a partir de (*)

 

2.2.4 QUARTA FORMA


Entre no programa "Winzip" através do menu iniciar clicando no atalho "Winzip". Clique em "I Agree". Clique em "next". Aparecerá em um quadro todos os arquivos que estão compactados em zip. Se não aparecer o arquivo compactado que deseja, procure-o clicando em "search". Achado o arquivo, clique nele com o botão esquerdo do mouse e continue o processo clicando em "next". Aparecerá uma tela com as seguintes alternativas: o arquivo descompactado poderá ser colocado na pasta "unzipped", que é criada automaticamente durante a instalação do "Winzip", ou você pode escolher ou criar outra pasta para abrigar o arquivo descompactado a partir de um clique na barra onde se lê "select different folder". Escolhida a pasta clique em "unzip now". Pronto! Os arquivos já estarão descompactados na pasta escolhida. Clique em "close" para sair do programa.

 

OBSERVAÇÕES

 

  1. Quando está se compactando em disquete pode acontecer que este fique cheio. O "Winzip95", versão 6.2, não pede novo disquete, apesar de ter esta função na tecla cinza onde se lê "multiple disk spaning". Todavia esta se encontra desativada nesta versão. Para conseguir a compactação você terá que dividir os arquivos manualmente, em grupos, para que eles não ultrapassem 1,44 mbyte (capacidade do disquete) e inserir sucessivamente os disquetes até completar a descompactação.
  2. Já na versão 6.3 (última), a função "multiple disk spaning" é ativada automaticamente quando se escolhe o drive A: para compactação(ou seja, quando se quer compactar em disquetes). Se o espaço do primeiro disquete for insuficiente para gravação do arquivo serão pedidos novos disquetes até completar a compactação.
  3. A descompactação de arquivos em ZIP, gravados pelo "multiple disk spaning" em mais de um disquete, é fácil de ser realizada. Comece inserindo o último disquete. Clique em cima do arquivo compactado em zip com o botão direito do mouse. Aparecerão vários itens. Agora sempre com o botão esquerdo do mouse clique em "extract to", depois em "I Agree". Aparecerá a tela "Extract". Onde está escrito "Folders/Drives" escolha a pasta onde você quer descompactar os arquivos. Clique em cima do nome desta e em seguida clique em "extract". Será pedido a inserção do primeiro disquete e após a descompactação deste será pedida a inserção dos disquetes restantes até a finalização da descompactação.
  4. Tanto a versão 6.2 como a 6.3 do "Winzip95" descompactam arquivos em ARJ. Se estes arquivos em ARJ estiverem em alguma pasta do seu computador ou em um único disquete, são descompactados e colocados imediatamente na pasta escolhida.

Agora, se tais arquivos estiverem em mais de um disquete, segue-se o seguinte processo: insira o primeiro disquete. Abra-o e dê um clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo arjeado. A tela "extract" se abrirá. Onde se lê "folders/drives" escolha, através de um clique com o botão esquerdo do mouse, a pasta onde vai ser colocado o arquivo ou conjunto de arquivos descompactados. Clique em "extract". Após a descompactação do primeiro disquete, o programa "Winzip95" entra automaticamente no "MS-DOS" e vai pedindo a inserção dos outros disquetes até finalizar a descompactação. Os arquivos descompactados aparecerão na tela principal do "Winzip95" confirmando a descompactação.

 

 

Instruções criadas por Laerte Moreira dos Santos em outubro - novembro de 1997